Logar
Portfolio
Banner - FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

Rua Santo Alberto, 608 - São Paulo/SP - Brasil

Descrição

O curso tem como objetivo a formação de psicanalistas através da transmissão da psicanálise e seu construto teórico, com a singularidade que cabe à área, com base no tripé formativo advogado por Otto Rank que defendia a necessidade de:

um estudo crítico da teoria psicanalítica que se faz presente em todo o processo de formação e de aquisição da identidade de psicanalista que o candidato recebe;

aprofundamento do conhecimento do candidato sobre si mesmo, o que não seria possível pela superficialidade da relação criada na supervisão, pois o supervisor não teria condições de entender as origens das reações do analista em formação;

"um processo de habilitação do candidato em que a atitude do supervisor deve estimular, no supervisionando, o desenvolvimento de suas próprias habilidades. Uma das principais funções da supervisão é a de desenvolver no supervisionando a capacidade de perceber suas próprias dificuldades".
É também no processo de convivência e inter-relação com os membros da instituição, com o pensamento, com os modelos, ideias e procedimentos éticos e morais que o candidato baliza sua experiência de aprendizado.

Ao término do curso o participante terá fundamentos teóricos para escutar, identificar, distinguir e intervir nos sintomas psíquicos observados na clínica psicanalítica. Sendo reconhecido como Psicanalista por seus pares, após ter percorrido sua Análise Pessoal (como candidato à Psicanalista); seus estudos e a supervisão. 

O Curso tem duração regular de três anos e carga horária média de 700 a 1000h. Corriqueiramente é destinado e procurado por Graduados em Ciências Humanas e Sociais, mas egressos do Ensino Médio podem acompanhá-lo desde que estejam aptos para tal, o que pode ser auferido a partir de uma detalhada entrevista inicial. Sendo um curso livre, não requer, necessariamente, formação em Ensino Superior.

"Evidentemente, não podemos exigir que o psicanalista em perspectiva seja um ser perfeito antes que assuma a análise, ou, em outras palavras, que somente pessoas de alta e rara perfeição ingressem na profissão. Mas onde e como pode o pobre infeliz adquirir as qualificações ideais de que necessitará sua ocupação? A resposta é: na própria análise, com a qual começa sua preparação para a futura atividade".

Sigmund Freud

In: Análise terminável e interminável (1937). 

Ler mais

Localização:

Entre em contato

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.